19 de maio de 2011

calma.. e Humildade!!

Olá povo!
Pedi a Juju que me emprestasse o seu blog para fazer um pequeno desabafo a meus colegas de estudo e futuros profissionais.
Desde muito tempo atrás fico sismado e, digamos, um tanto descontente com alguns comentários que já vi alunos de design fazerem nos fóruns pela rede. A cada OPORTUNIDADE que surge, a cada nova porta que se abre para mostrar seus trabalhos.. vem um e diz:"isso é pouco.. não faço por esse preço!"
Entrei na Universidade já como técnico em computação gráfica.. e um pouco mais velho do que a maioria da minha turma.. com algum conhecimento de mercado e como se trabalhava com isso. Claro, não devemos nos prostituir mas, pensem comigo: um médico (por mais arrogante que seja alguns seres desta classe) estuda uns 10 anos para começar a trabalhar e ganhar algum dinheiro. O que ele precisa fazer para conseguir seu 1º emprego: Mostar seu Diploma!! Basta!! um emblema da UFPE num papel timbrado, já o abre muitas portas!! E Nós, Designers, o que precisamos fazer para conseguir algum trabalho? curriculo? Diploma? eles querem nosso portfolio.. querem resultados.. somos profissionais que trabalhamos sob pressão.. e ainda temos que ser mais criativos e inovadores do que todos. Pois bem, no começo pode adiantar você mostrar alguns trabalhos que você fez em casa.. muito bonito.. colocou no seu CarbonMade.. Flickr.. mas e ai!? Será que esse "patrão" está disposto a pagar, sei lá o que vocês esperam.. mil, dois mil reais de salário no primeiro emprego.. sem saber se o cara já sentiu a pressão de um prazo nas costas.. de um cliente chato que.. as vezes.. era melhor vc tirar seu nome do projeto de tanto que ele mexeu.. e ai? tu pagaria uma consulta a um médico que não terminou a residência e nunca trabalhou com uma vida por um fio em suas mãos!?
O que quero dizer com tudo isso é que, quanto mais oportunidades se perde nessa dinâmica vida de designer, mais difícil de mostrar o seu trabalho. sabe porque? - por que, um designer, tão bom ou melhor que você, faz esse mesmo trabalho pois, tras consigo uma característica que, por muitas vezes, falta para alguns. humildade! não adianta querer ser o melhor se o mercado quer o mais eficiente! Portanto, se mostre!! a qualquer "preço" (não falo de aqui de Real ou Dólar).
Só para finalizar, queria resumir uma história que me inspirou a escrever isso aqui:
"Um certo dia, um cliente, na editora que eu trabalho, me chegou com um material sobre o córrego do Jenipapo, Bairro do subúrbio da Região Metropolitana do Recife. pensei: 'por que o cara faz um livro contando essa história?' Bem, conversamos um pouco e vi que aquilo era fruto de um trabalho social bem montado e estruturado para a desenvolvimento de políticas públicas na área da Criança e do Adolescente. Pensei então em fazer um projeto gráfico diferenciado para este livro, com uma capa legal, um miolo interessante e que demonstrasse que, eu, como designer, me preocupei, também, em fazer entender que o projeto daquele livro era tão importante para a comunidade quanto o projeto em Si. Fiz o livro.. o cara adorou.. todos elogiaram, o que me fez muito bem.. e hoje, por um trabalho que poderia ter sido inexpressivo pois não aumentou em nada meu salário, tenho um contato de trabalho que me rende cifras, em um trabalho, maiores que um mês de salário."
É a lição que tento deixar!!
Se Mostrem... não reclamem de uma profissão de onde você colherá os frutos.. a LONGO PRAZO!! se Mostre!! em casa, só quem vai te elogiar são teus pais, amigos e quem te admira.. mas quem vai colocar comida na tua mesa, ta esperando teu Portfolio, de trabalhos reais, chegar na mesa dele!!
Boa Noite e Imenso Sucesso a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gripei! :/

Despertei me percebendo, olhando para o que estou sentindo e para a forma que experimento o que estou sentindo... (aff! Cabeçuda demais! Sim...