5 de maio de 2011

Relações (In)Sustentáveis

Lá vem eu...

Na verdade hoje eu só queria relatar um acontecido recente durante uma aula minha lá na faculdade, para a vossa reflexão.
Só pra contextualizar; eu estudo Design (tô no 5º ano, tô terminando!), e essa aula é bem teórica, onde a gente lê uns textos bacanas e discute, com o intermédio da professora (que é bem fodona lá) assuntos vários, que se relacionam de alguma forma com o Design, como antropologia, filosofia, história, e nesse dia discutíamos a sustentabilidade e o papel do Designer diante disso, diante da sociedade, e a responsabilidade desse profissional ao produzir novos artefatos para a sociedade (bem cabeça o papo, tas pensando que Design é bagunça é?! =P).

Daí foi assim, a gente tava lá debatendo, eu expus o meu ponto de vista, falei do que eu acredito ser o papel do Designer e tal, e como qualquer debate, houve os que discordaram, que disseram que o meu ponto de vista era utópico e que o Designer é um profissional individualista (¬¬', sim eu ouví isso de uma estudante de Design!), ouví ainda que pra quem trabalha com Moda (PORQUE AS PESSOAS ESQUECEM QUE DESIGN DE MODA É DIFERENTE DE MODA!!), a sustentabilidade não conta, por que o que importa é o que está em alta, o que é tendência, e que não pode preocupar-se com o processo, só com o produto final (¬¬), aí outra bela criatura finalizou (pra mim, pelomenos, por que depois disso eu não ouvi mais nada, fiquei em estado absoluto de choque) dizendo assim "Ah! E a gente ainda tem que lembrar que TUDO QUE É SUSTENTÁVEL É FEIO." Eu juro pelo o que vocês quiserem que ela falou isso, exatamente com essas palavras.

REFLITAM! /o\

(Ai... só de escrever esse texto eu já fiquei agoniada.)
A professora até corrigiu algumas pessoas e intermediou o debate de forma saudável, ela (sem dúvidas!!) percebeu que rolou um clima meio pesado, daí ela deu uma finalizada lá. Enquanto a mim... Acho que nunca mais vou abrir a boca quando for para "debater" com essas pessoas, quando eu falo é como se eu tivesse falando apenas com a professora.

Bom, eu acredito que sustentabilidade não é um assunto que cabe apenas aos designers, cabe a sociedade, ao cidadão que se preocupa com o amanhã, por isso eu trouxe essa miudeza pra cá. Vamo falar minha gente! Vamo discutir e agir em pro de um mundo e de relações mais sustentáveis!!

Pra finalizar, eu to tentando estabelecer uma rotina nesse blog, enquanto eu to só. E to tomando folego pra escrever em outro blog bem bacana, mas pra lá eu quero ser aquela que só fala sobre "x assunto" saca? Vamo ver do que vai dar... =)

Beijão e até mais povo!

4 comentários:

  1. Tu estavas debatendo com pessoas do 5a ano?
    Pq umas coisas dessas... são pérolas.
    Não sei como alguém chega tão longe pensando que tudo o que é sustentável é feio. Ou que moda não se preocupa com o processo, só com tendência. RI ALTO.

    Paciencia Ju... paciência.
    E não deixa de debater não.
    Dá-lhes conteúdo!

    ,,
    *

    ResponderExcluir
  2. Valeu Mona! =D
    Dá-lhes conteúdo!

    ..
    *

    ResponderExcluir
  3. Povo sem embasamento né, Mona?
    Se fosse eu, faria uma seleção de projetos fodões de design sustentável e na primeira oportunidade que tivesse apresentaria pra todo mundo ver.
    =)

    ResponderExcluir

Gripei! :/

Despertei me percebendo, olhando para o que estou sentindo e para a forma que experimento o que estou sentindo... (aff! Cabeçuda demais! Sim...