30 de junho de 2011

Cultura Junina!

Santo Antônio, São João, São Pedro e todos os Santos de Junho que me perdoem mas o bom mesmo dessa época ta longe da igreja!
E olhe que sou Católica praticante de tá todo domingo na missa.. 


Religiosidade a parte, o gosto bom de junho ta na cultura! Ta na comida típica, ta nas músicas, tá na cidade enfeitada e nos fogos, eu me atrevo e digo ate que ta na fumaça das fogueiras e nas festas infantis (embora saiba que tem um monte de gente que detesta isso!). Tudo isso faz muito sentido pros nordestinos né? Se algum leitor não é do nordeste e ta lendo isso aqui agora certamente ta aprendendo umas novidades, mas não deve ser do seu cotidiano junino esses dados. 






Pois é minha gente, todo mundo ta cansado de saber que o Brasil é gigante e que por isso mesmo nossas manifestações culturais sao distintas. É tudo Brasil só porque falamos a mesma lingua e somos roubados pelos mesmos políticos, por que no mais tem diferença que só a gota!! E hoje a miúdeza que me martela a cuca é justamente essa diferença toda! Por que mesmo não estando de pertinho da minha cultura junina, bairrista como sou e completamente apaixonada por Pernambuco, esses dias me incorreu o fato de que ja admitir uma cultura nova pra minha vida, vivo nela e por ela sou apaixonada. 


Posso explicar melhor: é que recebi uns amigos em minha casa em Manaus nesse feriado junino (que aqui é feriado do Festival de Parintins e depois de tagarelar loucamente sobre a cidade e tudo mais que existe aqui ouvi de um deles (que me conhece há exatos 11 anos!) eita que "Allê ta Manauara já!". Nessa hora eu parei e pensei: "Que mané Manauara! Eu sou Recifense! Pernambucana de corpo e alma rapá! Não vem pra cima de mim com essa historia de Manauara não!" Mas minutos depois... Percebi que por ser mesmo tão bairrista e tão louca pela minha cultura é que tenho essa facilidade de admirar e admitir as outras culturas, justamente porque entendo o que isso significa pras pessoas, o bem que isso faz e termino por querer que isso seja um pouco meu também. Afinal, posso não ser daqui mas tô aqui e nada mais justo que admirar e curtir a cultura local não é mesmo?!


Acontece que no fim das contas, meu são joão mal teve qualquer comida de milho ou música de luiz Gonzaga. O que teve mesmo foi Boi Caprichoso e suas toadas, vatapá amazonenses, voltinhas pela cidade abandonada, ja que todo mundo tava em Parintins, e a fumaça foi substituida pelos fogos que explodiam na entrada do Boi- Bumbá na Arena. E o melhor, a festa junina aqui é festa JULINA e está pra começar! Então ainda terei quadrilhas, cirandas e apresentações folclóricas, tudo ao bom modo nortista! 


Agora sou uma Recifense - Manauara assumida! Adoro!!


Allê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gripei! :/

Despertei me percebendo, olhando para o que estou sentindo e para a forma que experimento o que estou sentindo... (aff! Cabeçuda demais! Sim...