30 de junho de 2011

Cultura Junina!

Santo Antônio, São João, São Pedro e todos os Santos de Junho que me perdoem mas o bom mesmo dessa época ta longe da igreja!
E olhe que sou Católica praticante de tá todo domingo na missa.. 


Religiosidade a parte, o gosto bom de junho ta na cultura! Ta na comida típica, ta nas músicas, tá na cidade enfeitada e nos fogos, eu me atrevo e digo ate que ta na fumaça das fogueiras e nas festas infantis (embora saiba que tem um monte de gente que detesta isso!). Tudo isso faz muito sentido pros nordestinos né? Se algum leitor não é do nordeste e ta lendo isso aqui agora certamente ta aprendendo umas novidades, mas não deve ser do seu cotidiano junino esses dados. 






Pois é minha gente, todo mundo ta cansado de saber que o Brasil é gigante e que por isso mesmo nossas manifestações culturais sao distintas. É tudo Brasil só porque falamos a mesma lingua e somos roubados pelos mesmos políticos, por que no mais tem diferença que só a gota!! E hoje a miúdeza que me martela a cuca é justamente essa diferença toda! Por que mesmo não estando de pertinho da minha cultura junina, bairrista como sou e completamente apaixonada por Pernambuco, esses dias me incorreu o fato de que ja admitir uma cultura nova pra minha vida, vivo nela e por ela sou apaixonada. 


Posso explicar melhor: é que recebi uns amigos em minha casa em Manaus nesse feriado junino (que aqui é feriado do Festival de Parintins e depois de tagarelar loucamente sobre a cidade e tudo mais que existe aqui ouvi de um deles (que me conhece há exatos 11 anos!) eita que "Allê ta Manauara já!". Nessa hora eu parei e pensei: "Que mané Manauara! Eu sou Recifense! Pernambucana de corpo e alma rapá! Não vem pra cima de mim com essa historia de Manauara não!" Mas minutos depois... Percebi que por ser mesmo tão bairrista e tão louca pela minha cultura é que tenho essa facilidade de admirar e admitir as outras culturas, justamente porque entendo o que isso significa pras pessoas, o bem que isso faz e termino por querer que isso seja um pouco meu também. Afinal, posso não ser daqui mas tô aqui e nada mais justo que admirar e curtir a cultura local não é mesmo?!


Acontece que no fim das contas, meu são joão mal teve qualquer comida de milho ou música de luiz Gonzaga. O que teve mesmo foi Boi Caprichoso e suas toadas, vatapá amazonenses, voltinhas pela cidade abandonada, ja que todo mundo tava em Parintins, e a fumaça foi substituida pelos fogos que explodiam na entrada do Boi- Bumbá na Arena. E o melhor, a festa junina aqui é festa JULINA e está pra começar! Então ainda terei quadrilhas, cirandas e apresentações folclóricas, tudo ao bom modo nortista! 


Agora sou uma Recifense - Manauara assumida! Adoro!!


Allê

23 de junho de 2011

Je Veux (Eu Quero)

Por favor, achei essa música MUITO a minha cara (Esse é só um pedacinho):

"Eu quero amor, alegria, bom humor
Não é o dinheiro que me trará felicidade,
Eu quero morrer com a mão no coração
Juntos, descobrir a minha liberdade,
Portanto, esqueçam todos os vossos padrões,
Bem-vindo à minha realidade!

Estou cansada das boas maneiras, são muito para mim!
Eu como com as mãos, e eu sou assim!
Eu falo alto e sou sincera, desculpem-me!
Acaba a hipocrisia vou-me embora!
Estou cansado dos linguarudos! Olhem para mim,
De qualquer maneira eu não vos culpo, e eu sou assim
Eu sou assim!"

Ela é em francês, de uma banda que acabei de conhecer ZAZ, foi uma ótima indicação. 
Espero que gostem!!

Letra e tradução (Tem um vídio aí tb!): http://letras.terra.com.br/zaz/1704571/traducao.html 

Bom feriadão!
Beijo!

20 de junho de 2011

O Acaso

Minha gente...
=D



Eu to bem feliz!
Apesar de ainda não ter entrado de férias, de uma professora (implicante) ter me colocado na final por 0.25 (crêa!), de uma certa ansiedade angustiante pré-viagem, de uma TPM que me trouxe 5 (eu disse 5!!) espinhas de uma só vez no meu rosto... /o\ Eu tô feliz. \o/

Os créditos dessa felicidade, com certeza vão para:
1º As amigas/amigos lindos que eu tenho, cada um a sua forma, com sua história, e seu jeito de fazer parte da minha vida... As conquistas "dos meus" me fazem tão feliz quanto as minhas próprias conquistas (as vezes até mais!). Sou muito grata a Deus pelos amigos que tenho, sejam os que só vejo 2 vezes por ano, os mais recentes, os ninjas, as implicantes, as lindas, os que estão espalhados por esse mundão... Todos. ;)

2º Eu to de bem comigo mesma, de verdade. Confiante (não é sempre, mas tem durado). Sei o que eu quero, para onde... E isso é bom, mas é claro que dou chances para o acaso (Ah! o Acaso...).

3º O Acaso... é tão bom quando você se permite, quando você simplesmente se rende à uma boa companhia, à um forró, à uma conversa com desconhecidos... Vou me entregar mais, e mais pra esse dando. Deixar ele me levar.

Deixa assim ficar subentendido. ;)

Bom pedacinho de semana pra nós! \o/
..
 *

16 de junho de 2011

Medinho

Nem combina muito comigo isso de ter medo (não é falsa modéstia), eu geralmente dou a cara a tapa em várias situações da minha vida, eu sou de pagar pra ver... Até o assunto envolver uma paquera, uma sequerência (como costumo dizer entre amigas), aí a timidez e a insegurança (natural de menina) tendem a tomar conta de mim, e o medo tenta me tomar.

De quando eu era Ruiva. =]

Quando eu digo que sou tímida ninguém acredita. Ah cara, eu até brinco que sei sensualizar, quando estou entre amigos, entre os meus, aí pago de bem resolvida, de esclarecida, me acho uma boa conselheira... Mas em casa de ferreiro... Eu falo muito bem, mas quando é comigo. =x Eu travo.

Isso tudo é pra dizer que ta rolando um medinho de tomar um toco, em outras palavras: Levar um fora, um Não. (Ui!)

Tomara que em breve a coragem vença o medo e eu consiga por meu desejo em prática. Afinal eu sempre digo que "É melhor sofrer na certeza de ter tentado, do que viver a eterna angústia de não saber como teria sido." ;D Tb sou poéta, tas pensando que é bagunça é?! =P~

No mais... é aquela correria, fim de período, projetos, trabalhos.

Beijos.

14 de junho de 2011

Novos desafios, nunca negados.

Oi, tudo bem?

Então, eu não vou mais começar com aquela introdução do "eu ando muito ocupada, na correria e mimimi..." por que todo mundo vive esse vida louca e frenética de acontecimentos, e compromissos, e enfim...

O curioso de todos compartilharem dessa vida doida, corrida, atribulada, é que eu não conheço ninguém que resista a novos desafios, mesmo que esses novos desafios venham a comprometer, seu tempo e seu desempenho em outros compromissos. É ou não é?

Eu falo isso, por que volta e meia eu reclamo (como qualquer pessoa contemporânea - ui!) da falta de tempo, do cansaço, do excesso de atividades, mas ainda sim eu abraço novos projetos, novas causas. Sempre com o discurso de "depois eu vejo isso", ou "com o tempo a gente pega o jeito, se acostuma"... Mas é aquela coisa, meu pai sempre diz assim "Passarinho que come pedra sabe o fiofó que tem.", portanto, eu ou qualquer outra pessoa, conhece (ou pensa que conhece) os seus limites.

Aí venho aqui compartilhar os desafios bloguísticos que estou me metendo. =P



O Nuncas Femininos, é um projeto junto com mais 3 amigas, assim somos 2 Pernambucanas e 2 Paulistas (Todas Designers ou quase), 4 mulheres (as vezes intencionalmente meninas!) dispostas a realizar diariamente (ou quando der) coisas nunca feitas, depois passa lá e dá uma olhada na proposta, que copiamos das meninas do 365Nuncas.

Além do querido Zine Pasárgada! Onde, vez por outra, eu apareço para dar uma dica de algo interessante que me surge por essa vida, e onde eu tenho acesso a informações e dicas também bem interessantes, por se tratar de um Blog colaborativo, construído por pessoas de várias áreas, cidades, idades, e por aí vai. =D

O curioso, é perceber que eu tenho que me tomar de sentimentos, posturas e maneiras distintas nos 3 blogs (to contando com esse aqui!).

Aqui eu sou Eu; explicita, reclamona, melosa, brava... No Nuncas Femininos, sou a que está em busca de algo ainda não realizado (por mim, claro!), sou quem compartilha com amigas essas situações inéditas de nossas vidas, sem que o meu Eu interfira tanto. E no Zine, eu sou apenas uma mensageira, alguém que compartilha informações, alguém que busca notícias diferentes.

É meio doido isso de ser Multifacetada né? Mas é bem divertido.

No mais, acho que deu pra perceber com eu to no pique! =D Férias chegando, trabalhos mil por fazer, e uma tosse que não me deixa! =O

Um Beijão pra quem não nega um bom desafio! Até mais. o/

11 de junho de 2011

Por Que a Gente e Assim?

Vamos curtir esse dia dos Namorados? =P Eu não preciso de um para ser feliz e curtir o dia 12 de Junho em boa companhia. ;)
Mais uma dose?
É claro que eu estou a fim
A noite nunca tem fim
Por que que a gente é assim?
Agora fica comigo
E vê se não desgruda de mim
Vê se ao menos me engole
Mas não me mastiga assim
Canibais de nós mesmos
Antes que a terra nos coma
Cem gramas, sem dramas
Por que que a gente é assim?
Mais uma dose?
É claro que eu tô a fim
A noite nunca tem fim
Baby, por que a gente é assim?
Você tem exatamente
Três mil horas pra parar de me beijar
Hum, meu bem, você tem tudo
Pra me conquistar
Você tem exatamente
Um segundo pra aprender a me amar
Você tem a vida inteira
Pra me devorar
Pra me devorar!
Mais uma dose?
É claro que eu tô a fim
A noite nunca tem fim
Por que a gente é assim?
Acho q é a unica foto (muito) provocante q eu tenho. =x Mas nem tem nada demais nela. 
Beijinhoos! Inté! 

5 de junho de 2011

Tudo é violento, Tudo é brilhante.

Bom, depois desse fim de semana cheio de acontecimentos, termino ele com uma sensação estranha, uma confusão de sentimentos, de vontades.
Uma angústia por saber que poderia ter feito melhor. =x
A alegria de um objetivo parcialmente atingido! \o/
Uma tristeza por não saber ao certo o que acontece na cabeça do outro.
Alguns encontros felizes.
Alguns desencontros que... sei lá. Vai ver era pra ser.
A certeza de que sempre terei a companhia, o ombro, um telefonema de uma amiga querida.
O conforto de poder confortar um amigo.
A incerteza de saber o que seria bom pra mim agora...

Nossa... Passaria a noite toda listando esses sentimentos que me tomaram em 2 dias. MAS...

A vida continua, e essa semana que se inicia não será das mais fáceis; Entrega e apresentação de 3 projetos (bem diferentes!) importantes para a minha graduação; Reunião, metas, cobranças e cartas na mesa... Além das confusões naturais dessa cabecinha que vos escreve.


"A gente sempre foi assim..." MOURA, Kamila (2011). =]

Espero que tudo corra bem para todos nós...

Beijo. (Sugestão de som!)

3 de junho de 2011

Diferenças

Olha, eu não sei explicar o por que, mas essa semana foi meio rastejante, muita coisa pra fazer, cansaço, pressão... Mas nem por isso eu deixei de fazer planos, ficar anciosa e de ter uma alegriazinha. ;)

É muita coisa pra cabecinha desse ser! (Já falei sobre isso em outros posts.)
Eu tive uma aula e uma conversa bem legal no meio da semana, que vale a pena ser compartilhada aqui;

A professora falou lá, que ouviu uma vez, num dos cursos que ela já fez na vida e nos repassou que "Urgente é diferente de Importante" e nos fez refletir que as vezes deixamos de fazer o que realmente importa, por só atendermos o que é urgente. É verdade né? Eu to tentando atender as urgências, mas agora eu penso no que é importante para mim, naquele momento.

E outro trecho da conversa foi uma referencia de um historiador do Design (Rafael Cardoso), que em uma de suas publicações falou algo do tipo (eu não tenho a publicação aqui):

Informação é diferente de Conhecimento que é diferente de Sabedoria. Informação é efêmera, passa logo. Conhecimento forma intelectualmente o homem, deve ser repassado. E Sabedoria é o que nos torna indivíduos, e só se adquire com experiências.
A conversa foi bem produtiva, pelomenos pra mim. Queria poder transcrever mais detalhes, mas acho que isso que eu consegui já basta como mensagem. =)

De quando eu era ruiva. =P Pensando na vida, contemplando uma bela paisagem. [João Pessoa -PB]

Bom fim de semana minha gente. ;)
Beijo.

Gripei! :/

Despertei me percebendo, olhando para o que estou sentindo e para a forma que experimento o que estou sentindo... (aff! Cabeçuda demais! Sim...